Supervisionar as operações diárias da fábrica de trefilação, assegurando a eficiência do processo produtivo e o cumprimento das metas estabelecidas. Garantir a entrega da produção programada pelo PCP dentro dos padrões segurança, qualidade e custo. Orientar a equipe de trefilação a seguir os padrões de segurança e qualidade, mantendo as máquinas nas condições operacionais adequadas conforme especificações, limpeza e conservação. Realizar a gestão da equipe, acompanhando o desenvolvimento dos colaboradores e resoluções de conflitos. Garantir que as matérias primas do processo de trefilação estejam adequadamente disponíveis para uso e contribuir com o controle e organização dos consumíveis e insumos pertinentes a área. Sugerir, planejar e, eventualmente executar ou, garantir a execução por outros, de pequenos projetos de melhoria em equipamentos existentes e os que serão futuramente instalados.
Responsabilidades Específicas
Registrar indicadores de desempenho (KPIs), como volume produzido, tempo de máquina parada e taxa de defeitos, e reportar os resultados à gerência para análise e tomada de decisão.
Inspecionar o uso de EPIs pela equipe e assegurar que os procedimentos de segurança sejam seguidos, minimizando riscos no ambiente de trabalho.
Acompanhar diariamente o cronograma do PCP e PCM, garantindo que as metas de produção sejam atingidas dentro dos prazos estabelecidos.
Garantir que os equipamentos estão aptos a produzir dentro dos padrões de qualidade realizando verificações diárias por medição visual e física (termômetro e paquímetro).
Monitorar os níveis de matérias-primas (fio-máquina, arame) e insumos (fieiras, lubrificante “sabão”) solicitando reposição destes quando necessário e evitando interrupções na produção.
Realizar verificações regulares nos fios trefilados (ex.: diâmetro, ovalização, “cast-helix”, acabamento, resistência), assegurando que atendam às especificações técnicas e padrões da empresa.
Garantir que os funcionários da trefilação estão em número adequado, com o treinamento necessário e com a orientação suficiente para produzir com segurança e qualidade, no menor custo possível as quantidades programadas.
Avaliar causas de parada, perda de produção, geração de sucata, material fora de especificação e anormalidades, estabelecendo planos de ação e modificações para evitar repetição.
Acompanhar os programas de manutenção preventiva e sugerir parâmetros de observação para manutenção preditiva (a ser executada pelos operadores).
Sugerir, planejar e, eventualmente garantir a execução por outros, de pequenos projetos de melhoria em equipamentos existentes.
Competências
Liderança; Comunicação eficaz; Criatividade; Raciocínio analítico; Resolução de problemas; Proatividade; Resiliência.
Conhecimentos
Sistemas de produção; Metodologia e ferramentas da qualidade; Metrologia; Uso de formulários, planilhas e gráficos; Controle de estoques e projeção de uso. Conhecimento básico de mecânica e em fluxos e processos industriais.
Habilidades
Gestão de Pessoas; Relacionamento interpessoal; Resolução de conflitos; Trabalho em equipe.